terça-feira, 29 de setembro de 2009

Andragogia

Andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender, segundo a definição creditada a Malcolm Knowles, na década de 1970. O termo remete a um conceito de educação voltada para o adulto, em contraposição à pedagogia, que se refere à educação de crianças (do grego paidós, criança).
Para educadores como Pierre Fourter (1973), a andragogia é um conceito amplo de educação do ser humano, em qualquer idade. A UNESCO, por sua vez, já utilizou o termo para referir-se à educação continuada.
Andragogia é um neologismo, querendo se referir ao estudo dos princípios e das técnicas didáticas de educação de adultos. Enquanto a Pedagogia é o "conjunto de doutrinas, princípios e métodos de educação e instrução que tendem a um objetivo prático." Em T&D, emprega-se esse termo como sendo aplicado à educação de crianças e adolescentes.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Portf%C3%B3lio>. Acesso em: 7 de setembro de 2009.
RIBEIRO Filho, Frederico. Glossário. Belo Horizonte, 1999/2004. Disponível em: http://www.fred.adm.br. Acesso em 7 de setembro de 2009.

Mapas mentais

O que é: Um Mapa Mental é a ferramenta definitiva para organizar o pensamento. É a maneira mais fácil de introduzir e de extrair informações do seu cérebro - é uma forma criativa e eficaz de anotar que literalmente "mapeia" seus pensamentos.

Para que serve?
Alguns dos objetivos do Mapa mental são:
1) Manter documentos e endereços de sites relacionados a um projeto ou objetivo em um único local, podendo abri-los ou acessá-los diretamente a partir desse local;
2) Dispor de um resumo estruturado dos tópicos relevantes de um assunto ou artigo, para consulta e reativação rápidas;
3) Dispor de um método estruturado de estudo e 4) Facilitar a extração da essência de um conteúdo;
5) Melhorar a qualidade de um produto ou serviço por meio de uma lista de verificação (checklist);
6) Pré-estruturar e reestruturar rapidamente um produto semântico;
7) Integrar conteúdo de várias fontes;
8) Integrar dinamicamente as idéias produzidas por um grupo;
9) Registrar de forma sintética um procedimento;
10) Dispor de uma ferramenta para brainstorm;
11) Dispor de recurso de apoio cognitivo em apresentações.

Como utilizar o mapa mental




Fonte: http://www.mapasmentais.com.br/artigos/artigos.asp Acesso em: 16 de setembro de 2009 às 20:03h.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Currículo em boa forma


O estágio abre as portas para os alunos ganharem confiança no mercado. É uma oportunidade para os universitários aplicarem as teorias da faculdade, aliando aprendizagem e amadurecimento profissional.
O Serviço Social do Comércio do Distrito Federal – SESC abre 200 vagas de estágio onde além de aplicar os conhecimentos teóricos o estagiário pode participar dos programas sociais oferecidos pela instituição. São requisitos: estar nos últimos quatro semestres do curso superior, com formatura prevista para o fim de 2010 ou 2011. Os candidatos enfrentarão uma prova objetiva com questões específicas da área de formação e os aprovados nessa etapa passarão por um entrevista. Um estágio bem feito oportuniza uma contratação, ou seja, há chances de passar para o quadro efetivo.
A Procuradoria Geral da República e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal também estão à procura de estagiários. O tribunal vai montar um cadastro reserva e a novidade é que as seleções deixam de ser por indicação e os candidatos, tanto de nível superior como médio, serão submetidos a uma prova. Na procuradoria, o processo seletivo é composto por análise de documentação e análise curricular. Para ingressar nessas vagas, é importante conhecer a instituição. Não há oportunidade de efetivação, só por concurso público.


MENDES, Priscila. Currículo em boa forma. Matéria de capa do Caderno Trabalho & formação profissional do Jornal Correio Braziliense – Domingo. Data: 30 de agosto de 2009 – Brasília/DF.

Hora de Aparecer

Trabalhos temporários podem não parecer atraentes, mas especialistas garantem que os contratos temporários servem como porta de entrada nas empresas e para aumentar sua rede de relacionamentos.
Aquele que decide trabalhar como freelancer arca com as conseqüências de não ter vínculo empregatício com a organização, mas, tem por outro lado, a oportunidade de mostrar o seu potencial, além de aumentar seu networking e, em alguns casos, ter condições de bancar os estudos, inclusive para quem tem por objetivo ingressar no serviço público.
Além disso, o índice de efetivação de temporários em 2008 foi de 28,25%, sendo uma oportunidade para quem deseja reingressar no mercado de trabalho.
Mesmo para quem ambiciona um cargo para o qual não está trabalhando, é importante não perder o fio da meada e os reais interesses profissionais. Um currículo com muitos temporários pode ser interpretado como um profissional instável no mercado. Deixe claro que se tratava de um cargo temporário e a importância dele para a empresa.
É preciso ficar alerta para a falta de segurança e ter sempre um objetivo a alcançar.


AGNER, Marcelo: Editor. Hora de Aparecer. Matéria de capa do Caderno Trabalho & formação profissional do Jornal Correio Braziliense – Domingo. Data: 23 de agosto de 2009 – Brasília/DF.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Carreira e Aposentadoria


A grande maioria das pessoas pensa na aposentadoria apenas como um período de lazer e descanso depois de uma vida inteira de trabalho. Contudo,com o aumento da longevidade da população brasileira, temos um número cada vez maior de pessoas com idade superior a 60 anos. Se você planejar adequadamente essa fase, poderá usufruí-la de uma forma saudável e produtiva. Uma aposentadoria tranquila depende, primeiramente, de um planejamento financeiro que garantirá estabilidade e de uma atuação profissional sem preocupações com as contas do fim do mês. Com essas questões resolvidas, você deve começar a construir seu plano de carreira com pelo menos cinco anos de antecedência da sua expectativa de aposentadoria. Algumas dicas de carreira para depois da aposentadoria?

1. Professor. Ensine e compartilhe sua experiência profissional com alunos que buscam conhecimentos técnicos e orientação.
2. Consultor e Coaching. Atue na melhoria do desempenho de empresas sendo um profissional que aconselha diretores e presidentes.
3. Empreender. Aproveite esse momento de sua vida e realize aquele sonho de ser dono do próprio negócio.
4. Projeto Social. Aproveite a sua experiência e envolva-se em projetos da sua comunidade como forma de contribuir.

Após escolher a carreira, chega o momento de começar a sua preparação. Caso opte por atuar como professor, é recomendável que faça um mestrado ou doutorado. Já na carreira de consultor e coaching, é importante fazer cursos e contatos com profissionais que já atuem no mercado. Se sua opção é empreender, comece a pesquisar informações para elaborar seu plano de negócio.

PORTO, Gilberto. Carreira e Aposentadoria. Matéria de capa do caderno Trabalho & Formação Profissional do jornal Correio Braziliense -domingo.
Data: 30 de agosto de 2009. Brasília/DF