sexta-feira, 4 de junho de 2010

Os dez erros mais comuns na hora de comunicar a demissão para a empresa


É comum o profissional receber uma proposta de emprego, enquanto trabalha em outra empresa. Neste momento, é necessário avaliar os prós e contras da nova oportunidade. Tomada a decisão, a pessoa deve comunicar a empresa sobre o desligamento.

É nessa hora que muitos trabalhadores cometem erros. Conheça os principais equívocos na hora de comunicar a demissão e evite-os. Lembre-se: no mundo corporativo é muito importante manter uma imagem positiva!

1-     1- Falta de preparo: Seja claro e objetivo. A pessoa deve estar preparada para discutir os motivos da saída. Se o profissional estiver na empresa já há algum tempo ou se ele ocupar um cargo de mais responsabilidade, é possível que o chefe tenha algumas perguntas ou, ainda, tenha uma proposta;

2-    Falta de postura: Não xingue o chefe, seja educado e pacífico e deixe as portas abertas. Agradeça por tudo;
3-    Precipitação: Pense bem sobre o assunto, para não se arrepender depois. Tenha certeza e trace suas metas, pois é necessário ter convicção de que não deseja mais trabalhar na empresa;
4-    Não saber o motivo da saída: Saiba o que pode fazê-lo ficar ou não na empresa, seja o motivo um aumento de salário, mais benefícios, uma promoção ou outros;
5-    Sair avisando todo mundo: Imagine se a empresa fizer uma oferta atraente, será bastante complicado se já tiver avisado a todos que sairá da empresa;
6-    Deixar seu chefe na mão: Dê um prazo para que o chefe consiga contratar alguém;
7-    Mandar e-mail ou falar no corredor: É indicado agendar uma reunião para falar sobre o assunto;
8-    Deixar uma impressão negativa: Deixe apenas a impressão de que sairá para um lugar melhor para você;
9-    Deixar pendências: Não deixe nenhuma pendência junto à empresa;
10- Falar mal: Nunca fale mal de ninguém ou da empresa. Tenha uma conduta madura e de respeito.