quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Carreira e Aposentadoria


A grande maioria das pessoas pensa na aposentadoria apenas como um período de lazer e descanso depois de uma vida inteira de trabalho. Contudo,com o aumento da longevidade da população brasileira, temos um número cada vez maior de pessoas com idade superior a 60 anos. Se você planejar adequadamente essa fase, poderá usufruí-la de uma forma saudável e produtiva. Uma aposentadoria tranquila depende, primeiramente, de um planejamento financeiro que garantirá estabilidade e de uma atuação profissional sem preocupações com as contas do fim do mês. Com essas questões resolvidas, você deve começar a construir seu plano de carreira com pelo menos cinco anos de antecedência da sua expectativa de aposentadoria. Algumas dicas de carreira para depois da aposentadoria?

1. Professor. Ensine e compartilhe sua experiência profissional com alunos que buscam conhecimentos técnicos e orientação.
2. Consultor e Coaching. Atue na melhoria do desempenho de empresas sendo um profissional que aconselha diretores e presidentes.
3. Empreender. Aproveite esse momento de sua vida e realize aquele sonho de ser dono do próprio negócio.
4. Projeto Social. Aproveite a sua experiência e envolva-se em projetos da sua comunidade como forma de contribuir.

Após escolher a carreira, chega o momento de começar a sua preparação. Caso opte por atuar como professor, é recomendável que faça um mestrado ou doutorado. Já na carreira de consultor e coaching, é importante fazer cursos e contatos com profissionais que já atuem no mercado. Se sua opção é empreender, comece a pesquisar informações para elaborar seu plano de negócio.

PORTO, Gilberto. Carreira e Aposentadoria. Matéria de capa do caderno Trabalho & Formação Profissional do jornal Correio Braziliense -domingo.
Data: 30 de agosto de 2009. Brasília/DF

2 comentários: