O absenteísmo ou ausentismo, como também é chamado, designa a ausência dos empregados na organização em determinado período. Não inclui apenas o que não é comprovado, mas faltas justificadas, atrasos e em um índice misto, inclui até ausências amparadas por lei. Para reduzir o absenteísmo devemos atuar sobre suas causas. (CHIAVENATO, 2002)
O absenteísmo junto com a rotatividade, ou turnover, são custos indiretos para a organização e segundo Wagner (1999, p. 125) “a insatisfação é uma das principais razões para o absenteísmo, um problema organizacional muito caro”.
Segundo Couto (1987 apud SILVA, 2009), o absenteísmo é decorrente de um ou mais fatores causais, tais como fatores de trabalho, sociais, culturais, de personalidade e de doenças.
Para Chiavenato (2002) as principais causas do absenteísmo são:
Doença efetivamente comprovada; doença não comprovada; razões diversas de caráter familiar; atrasos involuntários por motivos de força maior; faltas voluntárias por motivos pessoais; dificuldades e problemas financeiros; problemas de transporte; baixa motivação para trabalhar; supervisão precária da chefia; políticas inadequadas da organização. (CHIAVENATO, 2002, p. 191)
Estresse, ambiente pesado e falta de Qualidade de Vida no Trabalho podem causar aumento nas taxas de absenteísmo, de rotatividade e, consequentemente, à redução da produtividade e à perda da competitividade empresarial. (CASTRO et al, 2002)
Fonte: CARMO, Luciana Moura da Silva. Qualidade de Vida no Trabalho. Monografia de conclusão do Curso de Administração Geral. Faculdade Anhanguera / JK – Valparaíso /GO, 2009.
Oi Luciana, tudo bem??
ResponderExcluirGostei muito do seu artigo sobre absenteísmo. Você poderia me mandar a sua monografia para eu ler? Se não, somente a referência bibliográfica que utilizou? obrigado.