Errado. As perguntas abaixo ajudarão você a estruturar minimamente sua ideia e a sair do lugar sem escrever um documento formal.
1-Sua ideia causa um impacto positivo? Para merecer o dinheiro do seu cliente, você deve fazer a vida dele melhor. Ninguém vai te pagar simplesmente porque você é “engraçadinho”, a não ser que você seja comediante.
2-Sua empresa tem um mantra? Não gaste tempo fazendo uma missão longa, chata e inútil, faça um mantra pra sua empresa: uma frase curta que estabelece o que ela faz. Exemplo Empreendemia: “empreendedorismo sem enrolação“.
3-Você já saiu do lugar? Planejar é muito importante, mas se você não tentar fazer a bola rolar, você nunca saberá se ela rola ou não. Faça testes, coloque seu produto na praça e adquira feedbacks. Como diria nosso mestre Guy, “no começo: don’t worry, be crappy”.
4-Você tem um modelo de negócios? Saber como sua ideia vira dinheiro é essencial, por mais espetacular que ela seja, ela também precisa ser sustentável. Seja simples e específico.
4.1-Já sabe como ganhar dinheiro enquanto seu produto não gera receitas? Lidar com produtos normalmente requer mais capital – para adquirir fundos pra financiar isso, preste um serviço ligado à área e, com isso, aumente seus contatos nela.
5-Você tem uma lista com marcos, tarefas e premissas? Abrir uma empresa não é só difícil conceitualmente, mas na prática também. Uma lista com esses 3 pontos visando o curto prazo te ajudará a manter tudo na cabeça e analisar o andamento da abertura do seu negócio.
6-Você já tem um nicho de mercado? Saiba quem é teu cliente. Depois disso, vá conversar com ele e veja se ele realmente precisa da seu produto e quanto pagaria por ele.
7-Você tem uma apresentação com 10 slides que gaste menos de 20 minutos? Um bom empreendedor apresenta sua ideia para todos (amigo, investidor, possível sócio, empregado etc.). Não gaste o tempo dos outros falando: seja conciso e gaste o resto ouvindo.
8-Você está disposto a contratar pessoas “imperfeitas”, mas apaixonadas pelo seu produto, e pessoas melhores que você? Ignore o irrelevante e evite uma avalanche de imbecis.
9-Seu prodto é fácil de ser entendido e usado? Ser simples e rápido faz com que você receba rápidos feedbacks. Além disso, não entre em pânico porque seu produto é vendido para um fim não previsto, simplesmente continue vendendo e não reclame (saber o porquê pode ajudar).
10-Os imbecis estão te desanimando? Muitos têm medo de empreender ou mesmo não conseguem e falarão que você é igual. Não desanime, confie nos seus passos e siga em frente.
11-Você está disposto a fazer o que é certo? Riscos de multas, prisão ou mesmo a consciência pesada não compensam fazer coisas de forma errada/ilegal. Empreendedores têm caráter e se importam em fazer o que é certo – fazemos parte da sociedade, devemos contribuir para ela.
Obs.: Artigo baseado em material do blog de Guy Kawasaki, o How to Change the World
Disponível em: http://www.saiadolugar.com.br/2009/02/18/as-11-perguntas-para-responder-antes-de-comecar-sua-empresa/ Acesso em: 30 de novembro de 2009, 16:07h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário