terça-feira, 20 de outubro de 2009

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM


CURSO: Administração
Disciplina: COMUNICAÇÃO E NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL
Período Letivo: 1º sem/2009
Série: 7ª Período
Noturno

Professor (a): Ana Maria Oliveira
Semestre de Ingresso: 2º Ano de Ingresso: 2009
C. H. Teórica : 40 C.H.
Prática: 26
C.H. Total: 66

Ementa

A Importância da comunicação. Processos de comunicação; a comunicação interpessoal, grupal e organizacional. A comunicação interna e externa. Criação do Portfólio Acadêmico e Profissional. Dinâmica da comunicação organizacional. A leitura sublimar da comunicação. Administração de conflitos; Processo de negociação: habilidades, problemas e técnicas. Fatores psicológicos da negociação. Tópicos especiais de comunicação e negociação. Estudo de casos.


Objetivo Geral

Ao final do semestre, o aluno deverá ser capaz de compreender, correlacionar e aplicar os conteúdos ministrados relativos à comunicação e negociação empresarial, de modo a sentir-se motivado a ser pró-ativo nas situações que exijam sua participação efetiva e negocial, dentro e fora da organização.

Objetivos Específicos

Capacitar o aluno do curso de administração no conhecimento básico dos temas administrativos relacionados à comunicação empresarial, de modo a permitir o seu desenvolvimento e o emprego dos assuntos deles decorrentes, em sua futura profissão.


Conteúdo Programático

I – Elaboração do Portfólio Acadêmico
II- A Importância da Comunicação e da Negociação nas Organizações.
III - Comunicação Empresarial I – Definições e Cenários.
IV - Comunicação Empresarial II - Processos de Comunicação.
V – Negociação I - O que significa negociar.
VI – Negociação II – O Processo da negociação.
VII - Tópicos especiais de comunicação empresarial e negociação e Cases.
VIII – Estudo de Casos: vivências


Procedimentos Metodológicos Indicados

A apresentação dos conteúdos programáticos será feita por meio de aulas expositivas, leituras de textos programados, pesquisas orientadas, com incentivo a discussão em torno dos assuntos econômicos do dia a dia da realidade da comunicação empresarial que estejam sendo veiculados através da mídia e, que tenham correlação com os temas estudados em sala de aula, como também, indicação de leituras, promoção de trabalhos individuais e coletivos, discussões e seminários, além de filmes e atividades simuladas de situações que envolvam a utilização da comunicação e da negociação nas organizações, respectivamente. Confecção e elaboração do Portfólio Acadêmico Individual.

Recursos de Ensino:
Sala de aula com quadro negro; projetor multimídia; retro projetor; laboratório de informática; textos específicos fornecidos pelo professor, para a reprodução pelos alunos, pesquisas extra classe e/ou em biblioteca com disponibilidade e compatibilidade de acervo para a pesquisa, internet, como também, leitura e exercícios utilizando revistas de administração e negócios e/ou de comunicação empresarial a serem indicadas, previamente.


Sistema de Avaliação

• Critérios:
- Duas provas escritas, trabalhos, seminários e participação.
- Ponderação:
- Provas. - Peso..................................................................70%
- Trabalhos, Seminários e participação – Peso .................30%


Sistemática do Curso de Administração Geral
De conformidade com o Regimento Interno, a avaliação do desempenho acadêmico será feita com atribuição de notas de 0 (zero) a 10 (dez).

O aproveitamento acadêmico dar-se-á por meio de duas notas, denominadas de Primeira e Segunda Avaliação, respectivamente A1 e A2 - (1ª e 2ª avaliação), independente do número de avaliações realizadas, em cada disciplina, durante a sua execução.

A média aritmética das duas avaliações resultará na média parcial (MP).
O aluno que obtiver média parcial (MP) maior ou igual a 7,0 (sete), estará aprovado e a média final (MF) será igual à média parcial (MP).

MP = A1 + A2 ≥ 7,0
2

O aluno estará APROVADO se MP ≥ 7,0(sete)

Atribuir-se-a nota 0 (zero) ao aluno que deixar de submeter-se à avaliação prevista na data fixada, bem como ao que nela utilizar de meio fraudulento.

No Curso de Administração Geral a avaliação é contínua e ocorre, simultaneamente, nas atividades práticas e teóricas. Serão observados trabalhos individuais e em grupo, prova escrita, participação, assiduidade e urbanidade.

Os trabalhos em grupo passarão por quatro estágios:
1) Realização conjunta do grupo de alunos;
2) Apresentação conjunta do trabalho (quando todos os componentes do grupo deverão saber o contexto total do assunto sobre o qual trabalharam). Caberá ao professor na hora da apresentação, indicar quem falará sobre o quê. O questionamento será determinado pelo professor a cada componente do grupo, sem prévia determinação do item especificado; isso significa que todos deverão saber tudo sobre o assunto proposto ao grupo;
3) Entrega do trabalho escrito (digitado e obedecendo às normas da Metodologia Científica da ABNT);
4) Defesas individuais ( constituindo-se na parte mais importante e fundamental).

Assim, as notas dos trabalhos em grupo poderão ser diferentes, pois o professor perceberá as desigualdades, as variações entre os componentes do grupo, considerando o desempenho coletivo, mas também o individual, levando o aluno a dedicar-se nas práticas e aplicação dos conhecimentos adquiridos. Serão observados trabalhos individuais e em grupo, prova escrita, participação, assiduidade e urbanidade.

O aluno que obtiver média parcial (MP) menor que 7,0 (sete), terá que se submeter à avaliação final (AF), neste caso a média parcial será calculada da seguinte forma:

O aluno DEVERÁ REALIZAR AVALIAÇÃO FINAL (AF) se MP for < mf =" [(">Bibliografia Básica
Livros-Textos:
1º) MARTINELLI, Dante P. e GHISI, Flávia A. Negociação Aplicações Práticas de uma Abordagem Sistêmica. São Paulo: Saraiva 2009. (Obs.: Livro do Programa do Livro-Texto da Anhanguera).
2º) SCHULER, Maria. Comunicação Estratégica. São Paulo: Atlas, 2004.
3º) PATTON, Bruce; URY, William L.; FISHER, Roger. Como chegar ao Sim – A Negociação de Acordos sem Concessões. 2ª Ed., Rio de Janeiro: Imago, 2005.
4º) MELLO, José Carlos. Negociação baseada em Estratégia. 2ª Ed., São Paulo: Atlas, 2005.

Bibliografia Complementar
Livros-Textos:
1º) BURBRIDGE, Richard Marc et alii, Gestão de Negociação. São Paulo: Saraiva, 2005
2º) MEGGINSON, Leon C. et alli, Administração: Conceitos e Aplicações. São Paulo: Habra, 2005.
3º) BAZERMAN, M.H. e NEALE M. A. Negociando Racionalmente. São Paulo: Atlas, 1995.
4º) BERLO, D. K. O Processo da Comunicação. São Paulo. Ed. Martins Fontes, 1991.
5º) ELTZ, Fábio L. F. Qualidade na Comunicação. Salvador. Ed. Casa da Qualidade, 1994.
6º) GARCIA, O. M. Comunicação em Prosa Moderna. Rio de Janeiro. Ed. FGV, 1986.
7º) FREUND, J.C. A Arte da Negociação. São Paulo. Ed. Best Seller, 1992.
8º) FULLER, G. Estratégias do Negociador. Rio de Janeiro. LTC, 1993.
9º) PINHEIRO, H. Fernandes. Repensando a Negociação e os Serviços. São Paulo: Ed. Atlas, 1981.
10º) JULIO, Carlos Alberto. A Magia dos Grandes Negociadores. São Paulo: Negócio Editora, 2005.
11º) WEIL, Pierre. O Corpo Fala. Petrópolis. Ed. Vozes, 1983.

Cronograma de Aulas
Semana nº Tema


1 Integração: ambientação; Apresentação do conteúdo da disciplina; Plano de Ensino e Aprendizagem/PEA
2 A propaganda como forma de comunicação: seus efeitos e resultados.
3 O Portfólio Acadêmico: utilização, aplicação e construção.
4 A Comunicação Empresarial: Manual Redação Oficial; Modelos de Correspondências.
5 A transdisciplinaridade da comunicação e o construto do conhecimento.
A História em Quadrinhos como ferramenta de comunicação empresarial.

6 Entendendo as diferenças: múltiplas inteligências; andragogia; mudança de paradigma no processo da comunicação.
7 Portfólio: Apresentação e avaliação da ferramenta pedagógica – Avaliação 1/A1.
8 A elegância na comunicação: filme e debate; Debate e elaboração de release; resenha; resumo segundo as Normas da ABNT.
9 A comunicação e a construção de textos como recursos para na aproximação e o entendimento: leitura do caderno Trabalho & Formação Profissional do Jornal Correio Braziliense, de domingo. Debate X vivência.
10 O Processo da Negociação: técnicas, procedimentos e aplicação prática.
11 A comunicação como instrumental para a negociação: case.
12 A negociação: técnicas, processos e procedimentos.
13 Representação e apresentação teatral sobre negociação (grupos).
14 Usando a comunicação em favor dos resultados da negociação: aplicação prática.
15 O Comportamento Humano influenciando no resultado da negociação: filme/resenha
16 Usando a comunicação em favor dos resultados da negociação: aplicação prática.
17 Usando a comunicação em favor dos resultados da negociação: aplicação prática.
18 O Portfólio da Empresa como ferramenta de comunicação para o cliente, mercado e a concorrência.
19 A Negociação compartilhada: processo dinâmico e resultados. Exercício/simulação.
20 Verificação de Aprendizagem e Resultados: Avaliação 2/A2
21 Encerramento: entrega de notas; avaliação do contexto de expectativas individual e grupal; Encerramento do semestre letivo.



Coordenador do Curso


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Assinatura
Diretor Executivo _____/_____/______


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