quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Programa 5S

O termo 5S origina-se de palavras que em japonês começam com a letra S, são elas:

OS CINCOS SENSOS

SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO ou DE DESCARTE

SEITON - SENSO DE ORDENAÇÃO ou DE ARRUMAÇÃO

SEISO - SENSO DE LIMPEZA

SEIKETSU - SENSO DE SAÚDE ou DE CONSERVAÇÃO

SHITSUKE - SENSO DE AUTODISCIPLINA

Senso de utilização
"Tenha só o necessário, na quantidade certa"

Cada pessoa deve saber diferenciar o útil; do inútil. Só o que tem utilidade certa deve estar disponível. Eliminando-se o que não é útil, você pode se concentrar apenas no que é útil.

Vantagens do Senso de Utilização

  • Reduz a necessidade de espaço, estoque, gastos com sistemas de armazenamento, transporte e seguro;
  • Facilita o transporte interno, o arranjo físico, o controle de produção, a execução do trabalho no tempo previsto;
  • Evita a compra de materiais e componentes em duplicidade e também os danos a materiais ou produtos armazenados;
  • Aumenta o retorno do capital empregado;
  • Aumenta a produtividade das máquinas e pessoas envolvidas;
  • Traz maior senso de organização e economia, menor cansaço físico, maior facilidade de operação.

Como praticar o Senso de Utilização

Escolha seu local de trabalho para uma experiência de descarte. Faça uma série de fotografias do ambiente para, no final da tarefa, comparar os resultados obtidos.


Defina quem faz o que, onde, quando e como. Dê atenção a tudo o que estiver dentro de seu ambiente de trabalho (máquinas, ferramentas, estoques, móveis, papéis etc.), e defina o que é necessário através de instruções claras, para que todos possam separar o útil do inútil.
Quantifique e avalie o que esta sendo descartado, respondendo :

  • O que deve ser jogado fora ?
  • O que deve ser guardado num depósito ?
  • O que pode ser útil para o outro setor ?
  • O que deve ser consertado ?
  • O que pode ser vendido ?
Após colocar em um local determinado aquilo que será descartado, convide as pessoas de outros setores, para que escolham, entre os itens disponíveis, o que de fato lhes interessar.


Senso de ordenação

"Um lugar para cada coisa. Cada coisa em seu lugar"

Cada coisa tem seu único e exclusivo lugar. Cada coisa após o uso, deve estar em seu lugar. Tudo deve estar sempre disponível e próximo do local de uso.

Vantagens do Senso de Ordenação

  • Menor tempo de busca do que é preciso para operar.
  • Menor necessidade de controles de estoque e produção.
  • Facilita o transporte interno controle de produção e a execução do trabalho no prazo.
  • Evita a compra de materiais e componentes desnecessários e os danos a materiais ou produtos armazenados.
  • Aumenta o retorno do capital.
  • Aumenta a produtividade das pessoas e máquinas.
  • Maior racionalização do trabalho, menor cansaço físico e mental, melhor ambiente.
Como praticar o Senso de Ordenação

Análise a situação atual - analise como as coisas estão colocadas, onde e por quê. Arrumação é um estudo de eficiência e esta depende da velocidade necessária para pegar e colocar as coisas em seus devidos lugares.
Defina um lugar para cada coisa - para definir critérios à colocação das coisas nos lugares, algumas perguntas devem ser respondidas:

  • É possível reduzir os estoques?
  • O que esta a mão precisa mesmo estar ali?
  • Os nomes das coisas estão padronizados?
  • Qual o melhor local para cada coisa?

Decida como guardar as coisas - faça uma análise do estoque, conhecendo as características de cada item, lembre-se:

  • Todas a coisas devem ter um nome e o nome deve ser conhecido de todos.
  • Todas as coisas devem ter espaços definidos de estocagem e a indicação exata do local de estocagem.

Senso de Limpeza

Cada pessoa deve saber a importância de estar em um ambiente limpo. Cada pessoa na empresa deve, antes e depois de qualquer trabalho realizado, retirar o lixo resultante e dar-lhe o fim que foi previamente acordado. Um ambiente limpo lembra qualidade e segurança.

Vantagens do Senso de Limpeza

  • Maior produtividade das pessoas, máquinas e materiais, evitando o retrabalho.
  • Facilita a venda do produto ou serviços.
  • Evita perdas e danos de materiais e produtos.
  • É fundamental para a imagem (interna e externa) da empresa.

Os principais pontos / áreas que se deve atacar com a limpeza são: processos relativos ao produto ou serviços, de trabalho, setores, estoques em geral, sucatas, depósitos, arquivos, lixo, áreas externas, fachadas, jardins, atendimento.

Como praticar o Senso de Limpeza

Com a ajuda do time de qualidade, conscientize seu pessoal sobre a importância e os benefícios da máxima limpeza no ambiente de trabalho.

Cada um passa a ser responsável pela limpeza em seu ambiente de trabalho.
Todos devem deixar ferramentas e utensílios limpos antes de guarda-los.

  • As mesas, armários e móveis devem estar limpos e em condições de uso.
  • Nada deve ser jogado no chão.
  • Diariamente, retirar pó e sujeira dos pisos, paredes, teto, e locais usados.
    Não existe exceção quando se trata de limpeza.
  • O objetivo não é impressionar os visitantes, mas proporcionar o ambiente ideal para se obter a qualidade total.

Senso de Conservação

Praticar o Senso de Saúde é estar atento ao bem-estar próprio e coletivo, com a preocupação em manter um bom clima organizacional e zelo pela qualidade das relações de trabalho, importante fator de adoecimento quando não cuidados.

Vantagens do Senso de Conservação


  • Padronização das atividades;
  • Preservação de acidentes;
  • Elevação nos níveis de satisfação e motivação pessoais;
  • Preservação e controle dos Estresses;
  • Preservação de danos;
  • Melhoria da qualidade de vida.

Como praticar o Senso de Conservação

  • Busque a padronização das melhorias, cuidando para que os estágios da utilização, ordenação e limpeza já alcançada não retrocedam;
  • Mantenha as condições do ambiente físico propício à saúde, inclusive promovendo discussões sobre a proibição do fumo no ambiente de trabalho;
  • Mantenha sempre uma atitude mental positiva;
  • Acione os Órgãos com vistas à implantação do Programa de Prevenção e Controle do Estresse no seu local de trabalho;
  • Participe sempre de reuniões com vistas à melhoria do clima organizacional e do relacionamento interno;
  • Zele pelas áreas comuns.
  • Cumpra e melhore os procedimentos de segurança individuais e coletivos;
  • Busque a saúde física, mental e emocional;
  • Realize avaliações periódicas das condições do ambiente de trabalho;
  • Promova um bom clima de trabalho ativando franqueza e delicadeza nas relações entre as pessoas. Seja gentil.
  • É preciso ter autodisciplina para respeitar, cumprir e manter decisões, obedecer às normas e seguir os padrões estabelecidos pelo grupo.

Senso de Auto-Disciplina

"Ordem, rotina e constate aperfeiçoamento"

É a rotinizacão da melhoria alcançada, a obediência à rotina, a busca constante da melhoria, a educação do ser humano.

Vantagens do Senso de Auto-Disciplina

  • Conscientização da responsabilidade em todas as tarefas, por mais simples que sejam;
  • Cumprimento de regras e procedimentos estabelecidos;
  • Redução de controles;
  • Previsibilidade nos resultados das operações;
  • Serviços dentro dos requisitos de qualidade;
  • Consolidação do trabalho em equipe;
  • Desenvolvimento pessoal;
  • Maior domínio das situações.

Como praticar o Senso de Auto-Disciplina

  • Crie procedimentos claros e possíveis de serem cumpridos. Em caso de não cumprimento, descubra a causa e atue;
  • Seja claro e objetivo na comunicação;
  • Cumpra os horários marcados para compromissos;
  • Lembre-se de que só existe dedicação e afinco quando as pessoas se comprometem com aquilo que estão fazendo, e só há comprometimento quando há participação;
  • Ao atribuir uma determinada tarefa, esclareça sempre o porquê da execução;
    Se comprometa com a melhoria contínua;
  • Amplie sua auto-estima. Pratique leitura diária pelo menos 15 minutos.

Fonte: BRANDÃO, Jorge: Professor. Programa 5s, 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário