sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Teoria das Relações Humanas - Revisão

As suas principais origens são:


1.     A necessidade de se humanizar e democratizar a Administração, libertando dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica;
2.     O desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia e a sociologia;
3.     As idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da psicologia dinâmica de Kurt Lewin. Elton Mayo é considerado o fundador da escola;
4.     As conclusões da Experiência de Hawthorne que pôs em xeque os principais postulados da Teoria Clássica da Administração.

Em 1927, Mayo conduziu uma experiência em uma fábrica da Western Electric Company, em Chicago no bairro de Hawthorne. A Western Electric Company fabrica equipamentos e componentes telefônicos.
Na primeira fase da experiência dois grupos foram escolhidos, um de observação que trabalhou sobre intensidade de luz variável e um de controle que trabalhou sob intensidade constante. Pretendia-se conhecer o efeito da iluminação sobre o rendimento dos operários. Os observadores não encontraram uma relação direta entre ambas as variáveis. Um dos fatores descobertos foi o fator psicológico: os operários regiam à experiência de acordo com suas suposições pessoais, ou seja, eles se julgavam na obrigação de produzir mais quando a intensidade de iluminação aumentava e, o contrário, quando diminuía. Os pesquisadores pretenderam isolar esse fator por considerá-lo inoportuno.
Na segunda fase a experiência ocorreu com moças na montagem de relés. O grupo experimental e o grupo de controle eram separados por uma divisão de madeira. A pesquisa foi dividida em 12 períodos experimentais para se observar quais as condições mais satisfatórias de rendimento. Algumas dessas observações foram: no 5º período novo aumento de produção quando introduziram um intervalo de 10 minutos pela manhã e 10 à tarde. Já no 6º período deram-se três intervalos de 5 minutos em cada turno e não se notou aumento na produção, houve queixas das moças quanto à quebra do ritmo de trabalho. No 8º período o grupo experimental passou a trabalhar somente até às 16h30 e não até às 17h, como o grupo de controle e houve um acentuado aumento da produção.
Algumas das conclusões nessa segunda fase foram: as moças gostavam de trabalhar na sala de provas porque era divertido e a supervisão branda; havia um ambiente amistoso e sem pressões, onde a conversa era permitida; não havia temor ao supervisor; houve um desenvolvimento social do grupo experimental; o grupo desenvolveu liderança e objetivos comuns.
Com tal experiência conclui-se que:
1.    O nível de produção é resultante da Integração social: quanto mais integrado socialmente no grupo de trabalho, tanto maior a disposição de produzir. O nível de produção na é determinado pela capacidade física ou fisiológica do empregado como afirmava a Teoria Clássica;
2.    Comportamento Social dos Empregados: o poder do grupo pode provocar mudanças no comportamento individual. Os trabalhadores não reagem às normas como indivíduos isolados, mas como membros de grupos sociais e cujas atitudes são influenciadas por códigos de conduta grupais.
3.    Recompensas e sanções sociais: para Taylor predominava o conceito de homo economicus, pelo qual o homem é motivado e incentivado por estímulos salariais e econômicos. Taylor afirmava que, com um bom método, selecionando um bom executor e um esquema de remuneração baseado na produção, o empregado produziria o máximo possível até o limite de sua capacidade fisiológica se as condições ambientais o permitissem.
Mayo e seus seguidores achavam essa motivação econômica secundária. Para a Teoria das Relações Humanas, as pessoas são motivadas principalmente pela necessidade de reconhecimento, de aprovação social e de participação nas atividades dos grupos sociais onde convivem. Daí o conceito do homem social.
4.    Grupos informais: conjunto de pessoas que se relacionam espontaneamente entre si
5.    As Relações Humanas: são as ações e atitudes desenvolvidas pelos contatos entre pessoas e grupos.
6.    A importância do conteúdo do cargo: trabalhos simples e repetitivos tendem a se tornar monótonos e maçantes afetando negativamente as atitudes do trabalhador e reduzindo sua eficiência e satisfação.
7.    Ênfase nos Aspectos Emocionais.

Preocupado com o desenvolvimento da civilização industrializada Mayo se dedicou ao estudo dos problemas humanos. Ele verificou que enquanto a eficiência material aumentou o trabalho coletivo manteve o mesmo ritmo de desenvolvimento e salientou que a colaboração na sociedade industrializada não pode ser entregue ao acaso, enquanto se cuida apenas dos aspectos materiais e tecnológicos do progresso humano.
A organização industrial tem duas funções principais: produzir bens ou serviços (função econômica que busca o equilíbrio externo) e distribuir satisfação entre seus participantes (função social que busca o equilíbrio interno da Organização).
Confronto entre as teorias clássica e humana:

Teoria Clássica
Teoria das Relações Humanas
·         Trata a Organização como uma máquina;
·         Enfatiza as tarefas ou a tecnologia;
·         Inspirada em sistemas de engenharia;
·         Autoridade Centralizada;
·         Linhas claras de autoridade;
·         Especialização e competência técnica;
·         Acentuada divisão do trabalho;
·         Confiança nas regras e nos regulamentos;
·         Clara separação entre linha e staff.
·         Trata a Organização como grupos de pessoas;
·         Enfatiza as pessoas;
·         Inspirada em sistemas de psicologia;
·         Delegação plena de autoridade;
·         Autonomia do empregado;
·         Confiança e abertura;
·         Ênfase nas relações humanas entre as pessoas;
·         Confiança nas pessoas;
·        Dinâmica grupal e interpessoal.


CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 5 ed. São Paulo: Makron Books, 1997

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