terça-feira, 28 de setembro de 2010

Trainee: primeiro passo para uma carreira de sucesso

Batalhar uma vaga em programas de trainee pode ser a porta de entrada para uma trajetória profissional bem-sucedida. "Ser trainee representa crescimento quase garantido dentro das empresas, pois geralmente há um plano de carreira e o profissional tende a se desenvolver e ser cada vez mais valorizado", afirma o professor Alan Rocha Freiria, coordenador do curso de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade 3.
Grandes empresas do País utilizam programas desse tipo para recrutar novos talentos e a regra, normalmente, é de que os candidatos sejam formados há, no máximo, dois anos. Como a concorrência por uma vaga é grande, a seleção é bastante rigorosa e os candidatos devem estar bem preparados. "Na dinâmica é verificado o trabalho em equipe e o candidato deve se mostrar um líder nato, ou seja, precisa saber conduzir e controlar as situações colocadas. Liderança, trabalho em equipe e dinamismo são as chaves para o sucesso nesse tipo de recrutamento", explica Freiria.
Outra recomendação é focar a inscrição somente nos programas em que realmente haja interesse em participar. Escolhendo uma ou duas opções, o candidato se prepara melhor e não corre o risco de se atrapalhar em meio a várias seleções distintas. Comumente, as inscrições para os programas de trainee têm início no segundo semestre de cada ano. Com salários atraentes, que variam entre R$ 2,5 mil e R$ 4 mil, os programas geralmente têm duração de um a três anos.

Boletim Anhanguera, Ano IV - nº 15/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário